Esse texto vai flopar?
Quando criar se torna uma busca pelo gol perfeito, a criatividade vai pro banco e o bloqueio criativo entra em campo.
meu deus, eu fiz uma analogia ao futebol????
Acho importante começar pontuando que esse texto está sendo escrito exatamente 17 horas antes de ir para o ar. O motivo? Bloqueio criativo.
Isso não costuma acontecer comigo - como vocês sabem, eu tenho opiniões demais, sobre tudo, e às vezes esqueço quando é a hora de calar a boca.
Mas eu também tenho depressão, e quando ela chega com força, as minhas opiniões e reflexões não me parecem mais tão importantes e interessantes. E são nesses momentos, que o bloqueio criativo ataca.
Obviamente, não é só comigo que isso acontece: tenho visto, cada vez mais, amigas jornalistas e escritoras tendo o mesmo bloqueio, influenciadoras dando ctrl C + crtl V em outros conteúdos, marcas e até artistas acusadas de plágio…e aí eu me pergunto: o que aconteceu com a nossa criatividade?
Estamos, mais do que nunca, presos a “receitas de sucesso”: Não consigo contar quantas vezes eu já ouvi que deveria fazer vídeos mais curtos e dinâmicos para o Instagram, porque são estes que o algoritmo entrega; quantas vezes eu vi uma marca explodir nas redes sociais porque ela comercializa peças que se encaixam perfeitamente na micro-trend do momento; ou quantas vezes eu já ouvi uma música com refrão perfeitamente cronometrado para ter 15 ou 30 segundos.
Para onde a nossa criatividade vai, quando existem tantas fórmulas, algoritmos e tendências?
Por que eu escreveria sobre o simbolismo das roupas na Revolução Francesa se o que todo mundo realmente quer saber é como entrar na estética Quiet Luxury e onde comprar o matcha mais fotogênico?
Por que postar um reels com uma música do Emails I Can’t Send - que combinaria perfeitamente com o vídeo - quando o Short ‘n Sweet está mais em alta? Por que usar um look - super estiloso e bem curado - na estética Grunge sendo que o Clean Girl é muito mais hypado?



(Os adolescentes de hoje sequer sabem o que é grunge? Acho que já tem um novo nome e eu perdi.)
Por que ter uma newsletter com textos longos quando todas as pesquisas indicam que os usuários preferem conteúdos audiovisuais?
A resposta para todas essas perguntas é a mesma: Porque somos seres criativos.
Hoje, exercer a sua criatividade é quase um ato de rebeldia contra todas as estratégias que aprendemos para marcar presença no digital. E talvez seja por isso que o bloqueio criativo deixou de ser falta de ideia e virou falta de coragem de fugir do que está em alta, sem medo de flopar.
Mas a boa notícia, é que você ainda pode se reencontrar com a criatividade de diferentes maneiras: Com um pouco de tempo; com uma dose de coragem; ou até mesmo com um texto escrito 17 horas (agora 16) antes do prazo - só para te lembrar que tudo que foge da receita é mais gostoso.
E se flopar? Flopou!
diva que transforma bloqueio criativo num grande mousse
Com uma dose de coragem, sempre <3